No planeta Íris havia todos os anos um festival, era um festival rico em cores do arco-íris. Apareciam estrangeiros de outros planetas.
O avô duende habitava numa nuvem e era vizinho da estrela Rosinha que morava no céu, no planeta íris havia uma nuvem fantasma, tinha este nome porque nela morava um relâmpago. O avô duende estava com medo que a chuva não viesse ao festival, pois esta e a luz (a melhor amiga do sol) iriam formar um arco-íris gigantesco.
O Pinóquio que era um estrangeiro do planeta Disney, veio ao banquete do festival, e trazia consigo um melão mágico para oferecer a todos os seus amigos.
O capitão gancho ao chegar, pegou na caixa de fósforos e começou a assar o frango no fogão, enquanto a carochinha vestia o seu belo vestido vermelho da cor de um tomate.
Enquanto se faziam os preparativos do festival, o cachorro pluto teve um acidente! Queimou o nariz na lareira. Os seus amigos assustaram-se! Levaram-no logo de urgência no autocarro mágico para o planeta dos Dói-dóis.
Quando lá chegaram o pluto foi atendido pelo doutor Ruivo que tinha o cabelo muito cor-de-laranja. Este meteu um plástico curativo no Narizinho de pluto que logo melhorou.
De regresso ao festival, o menino lápis atrasado como sempre, chegava muito atrapalhado de trotinete.
Com um estalar de dedo, deu-se início ao grande festival das cores do arco-íris, no final o planeta íris estava muito colorido.
A luz e a chuva fizeram o gigantesco arco-íris que iluminou todo o planeta de lindas cores!